logo

Estadual

Deputado recebe sindicatos dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias


Por Jardel P. ArrudaAssessoria de Imprensa

img

O deputado estadual Dr Leonardo Albuquerque (PSD) recebeu os presidentes de três sindicatos de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias na manhã desta quarta-feira (04), Dia Nacional do Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias.  O parlamentar ainda levou os representantes das duas categorias, que realizam importante trabalho na saúde básica, a uma reunião com o governador Pedro Taques (PSDB) e com o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi (PSB).

“Nos orgulhamos de atuar em prol dos seus direitos por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias”, afirmou o deputado Dr Leonardo, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemia.

Deputado Leonardo Albuquerque tem atuado como interlocutor entre as duas categorias junto a prefeitos, Câmaras de Vereadores, Tribunal de Contas e Governo do Estado em busca de melhorias nas condições de trabalho, na regularização do vínculo trabalhista e de incentivos financeiros a esses trabalhadores.

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias fazem o elo entre a saúde pública e os moradores das comunidades atendidas, conscientizando a população e realizando o primeiro atendimento. Por conta disso, estes profissionais são peça fundamental na qualidade da saúde pública do nosso Estado.

 Frente Parlamentar de Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combates a Endemias, presidida pelo deputado estadual Dr.Leonardo, presentou ao governador Pedro Taques uma indicação para instituição de uma complementação salarial, paga pelo Estado, para os agentes.

Há três anos, o salário dos profissionais está congelado e varia entre R$1.014 a R$ 1.050 por mês. Como o recurso é repassado pelo governo federal para que as prefeituras efetuem o pagamento, foi apresentada ao governo a sugestão de pagar um adicional salarial, como forma de melhorar a remuneração mensal desses profissionais que atuam na prevenção de doenças.
O Poder Executivo analisa a proposta para verificar a possibilidade de implantar um meio de remunerar os profissionais.

Fotos: Jozi Francieli


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.